sábado, 28 de abril de 2012

Política Territorial é tema de Programa de Rádio em Macajuba/BA!

Em 28 de abril de 2012, no Programa Semanal, Você em Evidência, que vai ao ar todos os sábados, das 11:30h às 12:50h, pela Capivari FM - Macajuba/BA, a agente de desenvolvimento do Território Piemonte do Paraguaçu e também apresentadora do programa, Josete Sampaio, fala sobre  política territórial, esclarecendo a sua importância, objetivos e convidando a comunidade para o evento de reestruturação da representatividade do município de Macajuba no Território Piemonte do Paraguraçu, que acontecerá no dia 7/05, no Sindicato dos Produtores Rurais de Macajuba.

A então apresentadora leva ao conhecimento de todos(as) que a política territorial pressupõe uma mudança do modelo mental e consequente modelo comportamental vividos até então, porque busca fortalecer a gestão participativa, elevando a sociedade civil a um papel de protagonista no processo decisório.

sábado, 21 de abril de 2012

Governador Jaques Wagner inaugura obras no município de Macajuba

Neste sábado(21/04), com a praça de eventos lotada, contando com representantes dos município de  toda a Chapada, da Agente de Desenvolvimento Territórial do Piemonte do Paraguaçu - Josete Sampaio (SEPLAN) e outros representantes deste Território, o Governador Jaques Wagner inaugura, no Município de Macajuba, o anel rodoviário e quadra poliesportiva.

Além disso, assina ordem de serviço para restauração da BA 130 - trecho que liga Macajuba ao município de Baixa Grande - e construção de barragens no município.

Nesta solenidade, o Prefeito de Macajuba, Tarciso Pamponet, também assina ordem de serviço para a construção de uma Academia de Saúde, no município.

Os discursos foram conduzidos em um ambiente muito amistoso, com grande interação com o público  eufórico com a presença do governador e sua comitiva.

Gestão ambiental é tema debate no Território Piemonte do Paraguaçu

Promover discussões sobre o meio ambiente e recursos hídricos em todos os territórios de identidade da Bahia para formular políticas públicas e fortalecer a gestão ambiental municipal. Este é apenas um dos objetivos da Conferência Territorial do Meio Ambiente. Promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), nesta quinta-feira (19), no município de Ruy Barbosa, o evento teve a participação de 110 inscritos e cerca de 50 ouvintes, que representaram os 13 municípios que compõem o Território de Identidade do Piemonte do Paraguaçu.  

A diretora de Estudos Avançados em Meio Ambiente (Deama) da Sema, Kitty Tavares, que representou o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, destacou o trabalho realizado pelo Governo do Estado, em conjunto com a Secretaria, que estimula a participação população no debate das questões ambientais. “Essa é a melhor forma de entender como está a questão ambiental nos municípios, ouvindo a sociedade. A função da Conferência é justamente essa. Também serve para difundir os vários planos e instrumentos de meio ambiente, os colegiados ambientais, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) e, principalmente, o programa Gestão Ambiental Compartilhada, que é uma ação prioritária do Governo”.

“É no município que as coisas acontecem, é onde conhecemos os problemas e apontamos soluções. Espero que, desse conjunto de municípios que participaram do encontro, saiam propostas efetivas, que venham a agregar soluções para o nosso Território, principalmente na questão hídrica, que é onde enfrentamos problemas. Precisamos discutir isso com a sociedade e demais entes para construir políticas públicas que dizem respeito ao meio ambiente, sem esquecer da participação das prefeituras para fortalecer a gestão ambiental municipal”, avaliou o secretário do Meio Ambiente de Ruy Barbosa, Artur Francelino. 

A agente de Desenvolvimento Territorial da Secretaria do Planejamento (Seplan), Josete Sampaio, falou sobre os problemas enfrentados pelo semiárido e a integração das políticas de meio ambiente e de recursos hídricos, que trará benefícios para todo o estado. “É muito importante essa iniciativa, principalmente por estarmos na região do semiárido. As práticas que as comunidades vêm utilizando ao longo da história, às vezes, não leva em consideração que estamos no semiárido, que somos atingidos pela seca. Com isso, importamos práticas de outras regiões, que podem degradar o bioma.”, avaliou. 

Histórico - É um espaço voltado à participação da sociedade, no processo de integração, promoção e consolidação das políticas ambientais. A Conferência de Meio Ambiente teve início, em outubro de 2011, com os encontros municipais, seguidos de etapas territoriais, iniciada no Portal do Sertão, em Feira de Santana, e segue pelos demais territórios. O processo será finalizado no encontro Estadual, que será realizada em julho, em Salvador.

Fonte:http://intranet.meioambiente.ba.gov.br

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Macajuba participa da Etapa Estadual da Consocial, em Salvador

O Município de Macajuba/BA, representado por Josete Sampaio - Assessora de Gabinete/ pesidente da comissão municipal da Consocial e  Cleber Gomes de Souza Dias - Sociedade Civil-, marcou presenaça, nesta quinta-feira (29), em Salvador (BA), na Etapa Estadual da 1ª Consocial. O primeiro dia do evento – que segiu até sexta-feira (30) no Hotel Sol Bahia – contou com cerca de 400 pessoas, que deram início aos grupos de trabalho e sistematização das propostas.

O estado encaminhará 56 delegados para a Etapa Nacional, dos quais, 36 são representantes da sociedade civil, 14 dos conselhos de políticas públicas e seis do poder público. Os grupos de trabalho se reuniram durante toda a tarde para debater as propostas e priorizar as 20 que serão enviadas para a Conferência Nacional, em Brasília (DF).

Participação popular

De acordo com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Zilton Rocha, a realização da Consocial na Bahia funciona como um braço direito dos órgãos de controle. “A sociedade precisa entender que é de fato chefe dos órgãos públicos e de controle. No governo, tudo deve ser do povo e para o povo e se isso não for respeitado, a sociedade precisa denunciar”, disse.

O presidente agradeceu, ainda, a presença dos participantes. “Tê-los neste evento é reconhecer que a Bahia está acordando, tomando posse dos direitos que antes estavam escondidos”, declara. A Conferência foi organizada pelo governo da Bahia, com o apoio da Controladoria-Geral da União do Estado (CGU-BA).

















Por: Josete Sampaio/ http://www.consocial.cgu.gov.br

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Datas Comemorativas - Abril de 2012

01 · Dia da Mentira
01 . Dia da Abolição da Escravidão dos Índios - 1680
02 · Dia do Propagandista 02 · Dia Internacional do Livro Infantil
04 · Dia Nacional do Parkinsoniano
06 . Sexta-feira Santa
07 · Dia do Corretor
07 · Dia do Jornalismo
07 · Dia do Médico Legista
07 · Dia Mundial da Saúde
08 . Domingo de Páscoa
08 · Dia da Natação
08 · Dia do Correio
08 · Dia Mundial do Combate ao Câncer
09 · Dia Nacional do Aço
10 · Dia da Engenharia
12 · Dia do Obstetra
13 · Dia do Office-Boy
13 · Dia dos Jovens
13 . Dia do Hino Nacional -1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831
14 · Dia Pan-Americano
15 · Dia da Conservação do Solo
15 · Dia Mundial do Desenhista
15 · Dia do Desarmamento Infantil
16 . Dia da Voz
18 · Dia Nacional do Livro Infantil
18 · Dia de Monteiro Lobato
19 · Dia do Índio

Fonte: ww.arteducacao.pro.br

19 · Dia do Exército Brasileiro
20 · Dia do Diplomata
20 . Dia do Disco
21 · Tiradentes
21 · Dia da Latinidade
21 · Dia do Metalúrgico
21 . Dia do Policial Civil
21 . Dia do Policial Militar
22 · Descobrimento do Brasil
22 · Dia da Comunidade luso-brasileira
22 . Dia do Planeta Terra
23 · Dia de São Jorge
23 · Dia Mundial do Escoteiro
23 . Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
23. Dia Nacional da Educação de Surdos
24 · Dia do Agente de Viagem
24 · Dia Internacional do Jovem Trabalhador
25 · Dia da Contabilidade
26 · Dia do Goleiro
26 · Dia da 1ª Missa no Brasil
27 · Dia da Empregada Doméstica
27 · Dia do Sacerdote
28 · Dia da Educação
28 · Dia da Sogra
30 · Dia do Ferroviário
30 · Dia Nacional da Mulher