Homengem ao dia da funação do 1o. Jornal do Brasil

Foi em 10 de setembro de 1808 que circulou pela primeira vez a Gazeta do Rio de Janeiro, um periódico oficial que servia à Corte. Até esse ano, eram proibidas a circulação e a impressão de qualquer tipo de jornal ou livro. Porém, havia um jornal que, antes da criação da Gazeta do Rio de Janeiro, já circulava clandestinamente: era o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa . Se na época as publicações brasileiras eram proibidas porque a Corte Portuguesa temia que os brasileiros fossem influenciados pelas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade que circulavam pela Europa, o Correio Braziliense tinha que permanecer clandestino porque simpatizava com tais pensamentos.

Abaixo, a transcrição “sem tradução” de um trecho da primeira página da primeira edição do Correio Braziliense:

O PRIMEIRO dever do homem em sociedade he de ser util aos membros della; e cada um deve, segundo suas forças Phisicas, ou Moraes, administrar, em beneficio da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou. O individuo, que abrange o bem geral d'uma sociedade, vem a ser o membro mais disticto della: as luzes, que elle espalba, tiram das trevas, ou da illuzão, aquelles, que a ignorancia precipitou no labyrintho da apathia, da inepcia, e do engano. Ninguem mais util pois do que aquelle que se destina mostrar, com evidencia, os acontecimentos do presente, e desenvolver as sombras do fucturo. Tal tem sido o trabalho dos redactores das folhas publicas, quando estes, munidos de uma critica saã, e de uma censura adequada, represêntam os factos do momento, as reflexoens sobre o passado, e as soldidas conjecturas sobre o fucturo... (segue)”

A censura à imprensa acabou em 1827, ainda no primeiro reinado. A própria personalidade de D.PEDRO II, avessa as perseguições, garantia um clima de ampla liberdade de expressão.

Fontes: http://saiacurta-nana.blogspot.com
http://opensadorselvagem.org

Comentários

  1. Mente vazia é coisa séria
    Suzy, morador de Nova Cruz, Maria ex aluna do JP e anonimo do dia 8 de setembro, nomes diferentes mas na verdade é a mesma pessoa.CRITICAR O DESFILE SIM mas levar para o lado pessoal novamente ( e sempre) já está ficando chato.
    O carro da secretaria de educação tentou sair do colegio JP mas não deu tempo e ficou entre os pelotoes por apenas alguns minutos e na saída do quiosque, não havia pessoas ainda observando o desfile.

    SECRETARIA E COORDENADORA ESSES COMENTÁRIOS ACERCA DA EDUCAÇÃO SÃO FEITOS POR "COMPANHEIRAS" POLITICAS DE VOCES.QUEM CRIA E ALIMENTA COBRAS GERALMENTE MORRE ENVENENADO.

    APÓS O DESFILE O EX DIRETOR E A EX CORRDENADORA DO JP ESTAVAM EM "ELIETE DE VAL" CONVERSANDO E BEBENDO COM QUEM ? Duas atuais vice diretora, irma, amiga e cia.
    TODOS ELES ESTAO AGUARDARDANDO AS CENAS DOS PROXIMOS CAPITULOS DA NOVELA JP.

    A PESSOA (ou as pessoas ?) QUE OS ESTÁ ACALENTANDO E INCENTIVANDO DEVE TER MUITO CUIDADO COM O RETORNO DESSA COMPREENSAO PELOS INJUSTIÇADOS(rsrsrs).

    PREFEITO,SECRETARIOS,CANDIDATO A PREFEITO E ALIADOS POLITICOS DA SITUAÇÃO ,AGORA SIM TEMOS UM CENARIO POLITICO INTERESSANTE DE ACOMPANHAR
    SE CUIDEM (rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog